segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Insatisfação e Ingratidão"

"Insatisfação e Ingratidão"


"Pois a cama é tão curta que nela ninguém se pode estender; e o cobertor tão estreito que com ele ninguém se pode cobrir."
(Isaías. 28:20)
    
      Existem ocasiões em nossas vidas, em que ficamos tão desconfortáveis a ponto de perdermos o sono! Talvez você já tenha passado pela experiência descrita por Isaías no verso acima. Crescemos, desenvolvemos nossa estatura e nos tornamos grandes demais para a cama que possuímos, ou compridos demais para o nosso cobertor! Ai esta algo que pode tirar por completo nosso sono, principalmente em uma noite fria. Se esticarmos os pés, eles ficarão para fora da cama, se levantar a cabeça, a bateremos na cabeceira, se a cobrirmos, descobrimos os pés, e vice versa. Não há quem consiga dormir assim! A sensação de desconforto é tamanha que amanhecemos talvez mais cansados do que quando nos deitamos! 
    Mas não é diferente em nosso dia a dia. Buscamos durante um tempo alcançar nossos objetivos, estudos, casa, carro, família, dinheiro, e assim vamos querendo cada vez mais, até que entendemos que nada esta nos sendo suficiente, pois ganhamos no mundo material, mas frustramos filhos, esposas e todos os que nos rodeiam por falta de tempo! Conseguimos tudo e mesmo assim queremos mais, ou, não conquistamos nada e culpamos a Deus por tudo, mas de qualquer forma a sensação de desconforto é a mesma.
O que nos assola? O que nos falta? De que precisamos?
      Hoje, me indaguei tentando entender porque tantas pessoas nos procuram e queixam de tudo o que tem; enquanto outras por não terem nada! E infelizmente não posso demarcar qual dos dois casos é o pior! Mas pude entender que em ambos os casos, a cama esta curta e o cobertor estreito demais, para que possamos descansar durante as noites de nossa caminhada! Os que deitam na cama de seu egoísmo, de seu preconceito, são reféns de uma sociedade, são reféns da moda, de um estereótipo criado pela mídia, para gerar lucros, reféns de um modelo físico, reféns de si mesmo, e ainda por cima, querem se cobrir com o cobertor da impaciência para com aqueles não podem andar de acordo com os seus padrões! 
      Outras vezes por não conseguirmos alcançar aquilo que tanto almejamos, culpamos a Deus a cada dia porque os outros conseguem prosperar, seja no financeiro, no sentimental, no emocional, em qualquer área de sua vida, e nós não!
      A raiz do problema entre os dois casos que parecem tão distintos, na realidade é a mesma! Ambos estão em uma cama curta e cobertos por um cobertor estreito, não estamos satisfeitos com a vida que temos, e sentados onde estamos somente culpamos a Deus ou até mesmo ao diabo, por não conseguirmos atingir nossas metas! O que fazer? São ricos e pobres, negros ou brancos, cristãos ou não, dentro da mesma situação! O que fazer para que tenhamos a paz que nos deixa repousar o sono tranquilo do Justo! 
      É bem mais simples do que parece! Essa insatisfação da alma humana esta relacionada em estar mais próximo de Deus! Quando sonhamos e queremos conquistar algo, nos ajoelhamos, choramos damos verdadeiras "birras" para obtermos êxito em nossos projetos, mas depois se quer lembramo-nos de agradecer ao nosso Senhor pela vitória! Na maioria das vezes decidimos nossas prioridades de forma tão egoísta que não resta um minuto no dia para agradecer a Deus, nem pelos seus bens, nem por sua família, e muito menos pela vida que ele tem te Dado! Do mesmo modo quando não estamos conseguindo alcançar nossas metas, nos preocupamos tanto em ir busca de cada vez mais, que nos esquecemos de separarmos alguns minutos para o autor de nossas vidas, que nos da condição para caminhar!
      É triste, mas a grande realidade, é que somente damos valor ao prato cheio quando o vemos vazio, à roupa limpa quando só vemos sujeira, ao tudo quando nos resta nada, ou ao nada que você imaginava que tinha, quando lhe falta até mesmo saúde! Nestes momentos todos nós ajoelhamos e lembramo-nos do nosso Pai, Criador, Salvador, mantenedor e outros adjetivos que aqui cabem a Deus. 
      O mais importante que pretendo hoje deixar com esta reflexão, é que esta insatisfação de cama curta e cobertor estreito são gerados pela falta de Deus em nosso dia a dia, pela falta de agradecer a Ele pelo pouco ou pelo muito, para que Ele possa te honrar cada vez mais! E não somente lembrar que existe um Deus que te abençoa e te protege quando vemos as tragédias que assolam a vida de outros ou até mesmo a nossa!
      Só poderemos deitar na cama da satisfação quando aprendermos a valorizar o que Deus tem feito em nosso dia, por cada detalhe por menor que seja. Só nos cobriremos com o cobertor da paz que aquece o nosso coração, quando aprendermos ser gratos, pela comida, pela família enfim, por tudo o que Deus tem nos dado! 
      É preciso dar graças, pois, sem Ele nada somos, e nada podemos fazer! E o seu pouco pode ser o muito para muitos. 
      Que a partir de hoje venhamos aprender a ser grato com o que Deus nos permite ter, e assim ele nos concederá condições para conquistarmos o melhor! Mas este melhor virá acompanhado da plena paz e comunhão com nosso único e suficiente Senhor e Salvador, Jesus Cristo!
Seremos completamente saciados quando formos inteiramente agradecidos!


Que Deus os abençoe!


Silvanio Santos
24/01/2011

Um comentário:

  1. Me supreendo com algumas coisas nessa vida. Uma delas com toda a certeza tem sido a de poder ler as mensagens que você tem postado aqui. Te conheci quando você ainda não conheci Jesus,e sei que existe um novo homem hoje escrevendo aqui! Oro sempre por você! Seu testemunho em cristo é muito grande, e as pessoas tem que conhecer esse dom que tem de levar não somente a palavra de Deus, mas o amor Dele em cada letra que postou.
    Agradeço a Deus por você existir e ser nosso irmão em Critso!

    Pr. Fabio Couto / Uberaba MG

    ResponderExcluir