quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Minha cruz cotidiana

Minha Cruz Cotidiana


"Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me!" 
(Lucas9:23 )
      Esta semana, em meio as tribulações do dia a dia, consegui entender um pouco mais sobre as dificuldades que assolam nossas vidas, mesmo que sendo cristão e estando em plena comunhão com Cristo!
      É comum culparmos a Deus, ou aos que estão próximos a nós por algumas fraquezas ou decepções diárias.
      Como sempre, o Espírito Santo não nos deixa enganar e vem com intensa sabedoria, para nos revelar que estes erros somente acontecem por algumas falhas, as vezes pequenas falhas que cometemos como não prestar atenção no que lemos, como é o caso do verso acima citado.(Lc.9:23)
      Aprendemos desde que chegamos a Cristo, que para segui-lo, é necessário tomarmos algumas atitudes, entre elas a de negar a nós mesmos, por sermos o nosso maior inimigo, lutando contra os desejos cotidianos do nosso "eu" ou de nossa carne! O interessante é que as vezes nos pegamos refém do que outrora nos vimos vitoriosos. Em outros casos questionamos a Deus o tempo Dele, para o realizar Dele em nós. Considero esta uma das mais difíceis lutas que nós cristãos vivemos, a de trabalharmos nossa ansiedade, nossa vontade de querer tudo a nosso tempo, e de nossa forma!
      Na maioria das vezes não nos colocamos de forma a brigar com Deus por esses motivos, mas nos fazemos de vitimas colocando Deus em uma situação de carrasco, que não nos entrega a bênção que tanto ansiamos! Não queremos ouvir o nosso pastor e nem tão pouco os nossos irmãos nos dizendo que há um tempo certo para todas as coisas, não queremos entender que na maioria das vezes não estamos recebendo o que tanto queremos porque não estamos prontos para o recebermos. Prova disso, é que na maioria das vezes que não sabemos esperar essa vontade suprema e divina, tomamos atitudes precipitadas para irmos de encontro com o realizar do que almejamos e literalmente "quebramos a cara"! Fugimos de um lugar a outro, compramos e vendemos, procuramos em lugares incertos e as vezes impróprios alcançar nossos objetivos. Se soubemos aguardar e tivéssemos mais confiança no Deus a quem servimos, talvez os gabinetes dos pastores não estariam tão cheios de histórias repetitivas como; casamentos em crise, empresas à beira da bancarrota, filhos perdidos vidas sentimentais à beira do abismo, e vidas espirituais sendo mortas a cada segundo! Talvez se soubéssemos ser mais pacientes, muitos de nós não estariam decepcionados com pessoas, igrejas, trabalhos, enfim não estaríamos tão desapontados com a vida, uma vez que somos cristãos e esperamos viver somente em vitórias e conquistas! Sim, concordo que temos que ter uma vida de vitórias, pois isso é uma promessa de nosso Deus em diversas citações Bíblicas. No entanto nos esquecemos que somente poderemos subir no lugar mais alto do pódium, após um período de batalha para servos vencedores! Paulo nos ensina claramente que temos um alvo a atingir, mas que para chegarmos até la, temos que enfrentar as batalhas e dificuldades, e para muitos ela esta em vencer a si mesmo!
      Não diferente de muitos os que agora se identificam com esse texto, em inúmeros momentos me vejo igual, questiono e muito a Deus e ouço Dele apenas: "Minha graça te basta! Mas o Senhor nos edifica através de testemunhos e vitórias de nossos irmãos, e por isso resolvi compartilhar com vocês a maneira que Deus esta me ensinando a caminhar com Ele a cada dia, e assim obter vitórias em sua maioria contra o meu "eu" interior! 

Tenho sido intensamente abençoado pela vida de anjos que Deus tem enviado para me ensinar a caminhar com Ele, pessoas que estão seguindo rumo ao alvo e obtendo vitórias continuas, assim é o caso do meu Pastor, Lúcio Barreto Junior (Pr. Lucinho), da Igreja Batista Getsemani, que diariamente alcança vidas de diversas maneiras, de cristãos a ateus, através de testemunhos e ministrações no twitter. Cito tal fato porque Deus muito o tem usado para edificar minha vida, me fazendo entender que na maioria das vezes não alcanço os meus objetivos porque não soube tomar as atitudes corretas. 
      Notemos o versículo a cima citado; para sermos seguidores de Cristo existem duas pequenas coisas a fazer, negar a si mesmo, e tomar a sua cruz! Entendemos que a partir deste passo, estamos aptos a seguir a Cristo e receber suas maravilhosas vitórias! Sim... até concordo que o caminho é este, mas não é apenas isso, notemos que o versículos pede para que sejamos repetitivos nesta atitude! "Dia a dia", tome a sua cruz e siga-me! Não é difícil irmos a um culto e ali, naquele momento movido por uma emoção, negar-mos a nós mesmo, e tomarmos a nossa Cruz, e seguir a Cristo! Essa cruz é a própria conseguência de negar a si mesmo, não é fácil, esta claro que será difícil, que não será simples, e que as vezes será doloroso, mas necessário para que possamos aprender de Deus, alcançarmos a boa, perfeita e agradável vontade Dele para nossas vidas, no tempo Dele e da forma Dele.
      Acordar a cada manha e se olhar no espelho, e ali poder dizer novamente, hoje é mais um dia de negar a mim mesmo, de dizer não as minhas angustias, as minhas ansiedades, aos meus desejos, ao meu tempo para os meus planos e projetos. E mais uma vez tomar a minha Cruz crendo que tenho um Deus poderoso e mais que suficiente que esta comigo e que me ajuda a carregar esta cruz diariamente!
      Ser vitorioso requer normas, técnicas, treino e acima de tudo renuncias. Um atleta, para chegar ao condicionamento físico ideal para vencer suas competições, tem de se submeter a mudanças drásticas em seus hábitos alimentares, sociais e porque não dizer pessoais, pois ele esta dizendo não para si ao entender que não irá dormir tarde,não viverá nas baladas, não irá comer aquilo que quer, mas fará aquilo que esta proposto para alcançar o alvo.
      Amados, este hoje é o meu apelo a cada um de nós, que possamos nos lembrar que este negar a si mesmo, é diário e que a cada manha, devemos novamente tomar nossa cruz e seguirmos rumo a vitória que nos está proposta, e desfrutarmos o que a Palavra nos garante. Porque Deus não quer te dar somente a vitória que você imagina para si, mas infinitamente mais do que pedimos, pensamos ou planejamos para nossas vidas! Isso é promessa, é garantia, "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em nossos corações, o que Deus tem preparado pra mim e pra você!
      Portanto, que a cada manhã, possamos negar aos nosso impulsos e desejos e honrarmos nossa decisão de carregarmos esta cruz e sigamos rumo ao nosso alvo que é Cristo Jesus Nosso Senhor.

Que Deus os esteja com cada um de nós!


Silvanio Santos
20/01/2011

4 comentários:

  1. Estou emocionadissima..."Negar a si mesmo e tomar sua cruz"Se o homem tivesse plena conciencia dessa frase,tdo seria diferente!Vc com esse dom de dizer as verdades de Deus!Tenho orgulho de ter vc no meu coração!Sucesso!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Silvanio querido;

    Parabéns pelo blog. Tenho certeza que este será um diferencial na vida de muitas pessoas. Gostei muito do seu primeiro post. Escrever muitos escrevem, mas escrever com coração,dando vida as palavras, trazendo a verdade não são todos que conseguem. Escrever de forma abrangente, sem fundamento religioso, colocando os leitores a pensar, ou seja, de forma coerente é um desafio e você já no começo mostra que o mais importante de tudo é sermos de Deus, nos prostarmos como filhos de Deus. Arrepiante e emociante seu blog. Muitas bençãos. Beijos no seu coração. Carmen

    ResponderExcluir
  3. Shalom! Linda sua mensagem. Concordo com você em tudo que você compartilhou. Tenho levado essa vida de renúncias e de tomar a minha cruz dia após dia por amor ao Senhor Jesus. Eu sei o quanto é difícil, e muitas vezes doloroso, mas vale a pena, não me arrependo nunca nem por um instante. Se não for para viver somente pelo Senhor Jesus e para o Senhor Jesus, então eu prefiro não viver! O Senhor seja contigo!
    Profetisa Mônica de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Olá... mesmo na correria do dia-a-dia são nos pequenos detalhes que percebemos que Cristo está sempre ao nosso lado.
    Que ele esteja sempre convosco.
    Um grande abraço

    Paty

    ResponderExcluir